sexta-feira, 8 de maio de 2009

PROJETO INTERDISCIPLINAR



Projeto Interdisciplinar: A ciência e a saúde a bem da vida

JUSTIFICATIVA
O tema escolhido para o projeto “A ciência e saúde a bem da vida”, permite um trabalho interdisciplinar. Este projeto tem como objetivo abordar forma interdisciplinar a discursão de assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando o conhecimento do educando sobre o tema, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências introduzindo os temas transversais Saúde, Trabalho e Consumo.
. As crianças precisam conhecer a importância de se adotar hábitos de uma alimentação saudável desde cedo, aprendendo o valor nutritivo dos alimentos, bem como, saber dos recursos oferecidos pela a natureza no que diz respeito à medicina alternativa, uma vez que a comunidade em que os alunos estão inseridos é de baixa renda.

3. - OBJETIVOS
3.1 - Geral
Promover a conscientização e a sensibilização sobre a importância de uma alimentação balanceada, valorizando os alimentos naturais, destacando seus benefícios para a saúde.
3.2 - Específicos
- Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação. - Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
- Saber adequar a alimentação às suas necessidades. - Saber preparar uma receita adequadamente. - Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções. - Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios. - Utilizar corretamente as medidas de massa e capacidade. - Adquirir hábitos de boa alimentação. - Prevenir-se das doenças transmitidas por alimentos. - Identificar alguns tipos de dietas. - Saber conservar corretamente os alimentos. - Aproveitar alimentos na época da safra. - Classificar a origem dos alimentos. - Utilizar a horta doméstica. - Identificar os nutrientes, suas fontes e funções. - Valorizar a profissão.




METOLOGIA
O presente projeto será desenvolvido através de pesquisas realizadas pelos próprios alunos e com sugestões diversas sugeridas pelos professores, como:

-Leituras diversas -Músicas; -Poesia; -Caça-palavras; -Cruzadinhas; -Cardápios; -Tabelas; -Atividades Matemáticas; -Pesquisas; -Entrevistas; -Receitas; -Desenhos; -Jogos; -Produção de textos; -Propagandas;
-Murais;
-Confecção de livros de receita;
-Propagandas;

Desse modo, assim serão desenvolvidos os temas seguindo os interesses e capacidade dos alunos, criando um clima de parceria e interesse participativo do grupo, reforçando a consciência da importância do trabalho em grupo, possibilitando aos mesmos um maior envolvimento.



Roteiro das atividades

2ª séries A, B, C, D

● HORTALIÇAS E LEGUMES

- Pesquisar a origem, como se cultiva;
- Semear e cultivar pequenos canteiros;
- Produzir versos;
- Pesquisar preços;
- Pesquisar preços;
- Construir tabelas.

3ª séries A, B C


● PLANTAS MEDICINAIS

- Pedir aos alunos que relatem os conhecimentos que têm sobre a medicina caseira;
-Pedir os alunos entreviste pessoas mais velhas sobre as plantas que curam;
-Pedir aos alunos traga mudinha de plantas ou sementes para formarem na escola uma “horta medicinal”;
-Pedir aos alunos que pesquisem e elaborem um caderno de receitas sobre plantas medicinais;
-Ressaltar com os alunos o valor curativo das plantas, sendo um tipo de medicação barata e sem efeitos colaterais;
-Elaborar um álbum com folhas de plantas medicinais, colocando-se um nome e uma utilidade;
-Elaborar um livrinho “Plantas que curam”, com nomes das plantas, sua utilidade, com receita de chá, xarope, etc.





4ª séries A, B

FRUTAS E VERDURAS

-Organizar uma mini-feira com barracas de verduras e frutas;
-Confecção um livro de receitas simples;
-Dramatização “As frutas e verduras”;
-Pesquisa de preços e entrevista com feirantes;
-Oficina de alimentação alternativa com saladas, sobremesas, sucos e tira-gostos, etc.
-Construir um mural dos alimentos que possuem quantidade de proteína, gorduras, vitaminas e sais minerais;
-O bolo das frações;
-Brincando de adedanha;
-Trabalhar charadas matemáticas;
-Produção de texto “Se eu fosse um tomate”, etc.;
-A sobremesa (música do Balão Mágico)
-Trabalhar asa classes de palavras na música;
-Entrevista à cantineira da escola;



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desde muito cedo nos habituamos a ingerir determinados tipos de alimentos. Os hábitos alimentares nos acompanham por toda vida. Assim, quanto mais cedo nossa prática alimentar for correta, maiores são as possibilidades de que permaneça no decorrer de nossa existência. Por isso, as crianças desde cedo devem ser estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância.
“A escola nos apareceu o local perfeito para a promoção de saúde, uma vez que nossa proposta pedagógica está embasada na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulado a assumir atitudes mais saudáveis hoje e no futuro”.
A preocupação dos idealizadores do projeto foi estimular uma série de ações como a alimentação saudável junto às crianças, pais e professores; o consumo de novos alimentos; os princípios da Pirâmide dos Alimentos; valorizar a importância de se ter um peso saudável; incentivar e garantir o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições.